“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou” (Gênesis 1.27)”
O homem é a coroa da criação divina. Após ter criado todos os outros elementos dos reinos vegetal, mineral e animal, veio então, a obra prima do Todo Poderoso. Ele dedicou uma atitude especial à formação do homem. A Trindade participou desse maravilhoso processo: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.
No entanto, existe uma pergunta que tem sido feita ao longo dos séculos: “Que é o homem”? Ela vem das mais diversas origens e representa a busca do homo sapiens pelas suas origens, pode apontar para uma busca por si mesmo, um mergulho no seu interior, ou ainda a incessante procura da criatura pelo seu Criador. Essa pergunta aparentemente tão simples e ao mesmo tempo importante, nem sempre é respondida corretamente. Alguns têm procurado dizer que o ser humano é igual a Deus, outros procuram reduzi-lo a uma posição inferior à dos animais: nem tanto ao céu, nem tanto a terra. Tudo isso decorre de uma visão distorcida da Bíblia Sagrada.
Dentre as várias características do homem que podemos citar destacamos as seguintes: é criatura, jamais pode ser equiparado a Deus ou mesmo ser divinizado. É frágil: qualquer tipo de ostentação orgulhosa ou postura arrogante configuram pura tolice e indicam uma necessidade interior de provar para alguém aquilo que não é. Ainda podemos afirmar que é um ser sociável, pois foi criado para viver em sociedade, respeitando o espaço do outro como membro de uma família e da comunidade.
Porém, a característica mais importante que a Bíblia destaca é que o homem é a imagem de Deus, criado para prestar ao Criador a devida adoração. O mesmo possui dignidade especial, não podendo ser considerado apenas um mero animal, pois Deus entregou a ele o domínio de toda a natureza (Gn 1. 28 a 30). Meu caro irmão, você é a imagem de Deus, criado com base no propósito soberano de Deus! Pense nisso!
(Autor Desconhecido)
Postado por
Lilian Morais
0 comentários:
Postar um comentário