“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor”
(Jonas 1.3)
Deus procura se relacionar com o homem. Esse relacionamento está pautado no divino parâmetro do amor de Pai para filho. Um amor inigualável que não somos capazes de explicar com nossas meras palavras humanas, pois nesse aspecto nosso parco vocabulário se torna ínfimo diante da grandiosidade do amor divino.
Porém, o homem, ao longo dos séculos, ao invés de correr para Deus, ao encontro dos braços do Pai, para neles se abrigar, procura a todo custo, fugir para o lado oposto ao do amor de Deus, recusando os maravilhosos projetos que Ele tem para a vida do ser humano. Você em algum momento já tentou fugir de Deus? Como foi essa experiência? Verificou que é impossível?
O profeta Jonas agiu dessa forma. Veio a ele a palavra do Senhor convocando-o para uma grande missão: pregar a mensagem de à grande cidade de Ninive. Ele, porém, se dispôs, mas fugir da presença de Deus. Ele desceu até a cidade de Jope, lá encontrou um navio que ia para Társis; pagou a sua passagem e embarcou no navio para ir para longe da presença do Senhor. Deus, porém, estava de olho em Jonas. O salmista pergunta: “Para onde fugirei da tua face”? Deus está de olho em você!
Aquele navio zarpou do porto, singrou pelos mares. Talvez Jonas tenha suspirado: ufa! Até que enfim! Está dando tudo certo. O meu plano vai funcionar. Mas não deu certo, pois uma grande tempestade assolou aquela embarcação. Jogado no mar, foi tragado pelo grande peixe por ordem de Deus. Devolvido à terra, obedeceu, então à ordem do Senhor.
Aprendemos uma grande lição com essa interessante história do profeta Jonas: é impossível fugir da presença de Deus. Ele é onisciente e onipresente. Quantos não estão procurando um caminho oposto ao da presença de Deus. Pensam equivocadamente que poderão esconder-se dos olhos do Todo Poderoso. Ledo engano. Em todos os lugares Ele está com sua majestosa presença. Aproxime-se de Deus crendo que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Não fuja de Deus, pois Ele deseja ser seu Amigo, Pai e Senhor.
Texto: Pr. Raimundo Leal Neto
Postado por
Lilian Morais
0 comentários:
Postar um comentário