Peniel - Face a Face com Deus

PENIEL é estar FACE A FACE COM DEUS. Biblicamente falando foi quando Jacó lutou com Deus (ou com um anjo) , dizendo:" não te deixarei ,enquanto não me abençoares". Quer ser abençoado? Busque ao Senhor!!! Não pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é. As bençãos vos serão acrescentadas.


Felicidade: atributo de quem é feliz ou “bem-aventurado”. Qual maneira uma expressão tão simples de vida pode ser tão complexa, quando em conjugação com o que constantemente a ela acrescentamos? Tantos benefícios, tantas vitórias, ganhos, riquezas, posses, cargos de alto escalão, poder, dinheiro, sucesso... Para quê? O que há de felicidade nisso? O atual “estado” das coisas nada nos pode trazer senão uma “felicidade-engano”, ou o engano de que se é feliz. Quem são os verdadeiros felizardos desta vida? Segundo Jesus, no Sermão do Monte, felizes são: os humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça. Estes são felizes, porque sua felicidade depende de um só fator para existir: Deus.
Ora, o que mais poderiam ter os mansos e os humildes de espírito, a não ser a mansidão que vem do Espírito de Deus e a certeza da pertença ao seu reino? Que mais teriam os que choram e os pacificadores, além do consolo que vem do Pai e a prerrogativa de serem chamados seus filhos? O que poderiam almejar os misericordiosos e os que têm fome e sede de justiça, além da certeza de que, em Deus, serão fartos e alcançarão misericórdia sempiterna? Sua “felicidade” brota da certeza de que a verdadeira recompensa vem única e exclusivamente de Deus. E não há nada que possa contemplar ou substituir isso.
Ser feliz, na ótica do Reino de Deus, significa viver num paradoxo entre “tristezas alegres e alegrias lacrimejantes”. As pessoas que conhecem a alegria do Senhor, não rejeitam o sofrimento ou as tristezas, apenas escolhem não viver continuamente neles. Paulo disse: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp. 4:11). Outrossim, em nosso mundo, costumeiramente dividimos as coisas: sofrimento é entendido como “ausência de alegria”, e alegria quer dizer “ausência de sofrimento”. Henri J. Nouwen afirma que tais distinções, em Deus, são inexistentes. A alegria Divina não elimina o Divino pesar. “Jesus, o filho de Deus, é o homem das dores, mas também é o homem da total alegria”. E desta forma vamos vivendo; no contra-senso e no absurdo, na loucura e no delírio, produzindo escândalo e vergonha, subversão e fanatismo, e tantos emblemas que os “sábios” deste mundo costumam atribuir ao amplo paradoxo que é a fé cristã. Como Paulo, “em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2Co.4:8-9). E a grande lógica de tudo isso está exatamente na ausência de “lógica”, dessa lógica pela qual “tudo” se pode calcular, prever, arrematar, sistematizar e planejar. Tudo isto evidencia o que já está evidente, mas, para muitos, inaceitável: não possuímos forças eficazes em nós mesmos para efetuar qualquer coisa com significado eterno. E em nossas fraquezas o poder, a força e glória de Deus se fazem continuamente conhecidos, até que ele venha, restitua todas as coisas e faça pleno o que hoje é apenas parcial.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Por sugestão de uma amiga, resolvi fazer esse blog e nele pretendo postar as inúmeras mensagens que já selecionamos para colocar nas edições desses mais de dois anos do Informativo TC. Mensagens essas que edificaram minha vida e a de muitas pessoas (segundo relatos recebidos) e que agora poderão edificar a sua também. E porque o nome Peniel? Como o título já diz, Peniel é estar FACE A FACE COM DEUS, e nosso desejo é que através deste blog, você possa ter um encontro real com o Senhor e assim como Jacó, possa ter sua vida transformada.















Postagens