Peniel - Face a Face com Deus

PENIEL é estar FACE A FACE COM DEUS. Biblicamente falando foi quando Jacó lutou com Deus (ou com um anjo) , dizendo:" não te deixarei ,enquanto não me abençoares". Quer ser abençoado? Busque ao Senhor!!! Não pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é. As bençãos vos serão acrescentadas.

Você concorda com a figura ao lado? Leia o texto abaixo e depois me diga a sua opinião.

“Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e com a noiva que se enfeita com as suas jóias”. Isaías 61:10.

Em seu famoso livro “Você é o que você aparenta”, William Thourlby afirmou que “inconscientemente ou não o vestuário revela um grupo de crenças sobre nós mesmos que queremos que o mundo creia” (1980, pág.52). Tanto isso é verdade que grandes empresários hoje revelam uma preocupação um tanto quanto exagerada com a importância da aparência, do se vestir bem, como definidores para a comercialização dos seus produtos. A Bíblia Sagrada também revela a importância do vestuário. Literal ou simbolicamente podemos perceber através das numerosas histórias e versículos concernentes ao adorno apropriado ou não.
As vestimentas são um testemunho visível e silencioso de nossos valores morais. Digo isto para quem tem condições de escolher a roupa que quer vestir. Não que um traje elegante represente uma pureza de espírito e uma honradez de caráter. Sabemos que muitas pessoas de mau caráter se escondem por trás de um fino traje destacado socialmente. Mas não é para essas pessoas a quem me dirijo; e sim, aos filhos de DEUS; aos que possuem um traje espiritual incorruptível com os costumes mundanos. Essas pessoas, diferentes das outras, devem expressar a sua Luz através também de um vestir-se convenientemente. Afinal, ninguém deve se vestir para agradar ao outro, mas para a glória e o louvor de DEUS.
As roupas que usamos são importantes para os cristãos porque servem de moldura para revelar a imagem dAquele a quem servimos e fomos feitos à Sua semelhança. Se formos pensar cuidadosamente em porquê fomos chamados por JESUS para ser “Luz do mundo” (Mateus 5:14), concluiremos que o “ser luz” não está apenas na beleza de nossas atitudes, como também em nossa aparência exterior. A aparência do cristão serve para diferenciá-lo do mundo e reflete o Senhor a quem ele profere. Aliás, não só as roupas, como o nosso falar, o nosso caminhar, o nosso pensar e o nosso existir.
O “vestir-se” não é o principal exercício de santidade. JESUS pede um coração puro, um espírito quebrantado, um caráter justo; e essas coisas não dependem das indumentárias exteriores. O vestuário não faz o cristão, mas revela a sua identidade. As roupas não vão nem levam ao inferno, mas além de expressarem o que somos para nós mesmos, a nossa família e a nossa igreja, podem se tornar para o mundo mais um brilho transformador de nosso testemunho e de como DEUS é glorificado em nossa vida.
Texto: Fernando César

2 comentários:

Acho que Deus nos faz sermos o que realmente deveriamos ser. As vezes isso implica mudança de estilo, até porque a maioria, ao meu ver, não tem estilo, rsrsrs, é apenas copiador de uma moda vigente. Conheço pessoas que se vestiam em determinado estilo e quando se converteram, mudaram totalmente, não porque o estilo de vestir fosse errado, mas porque de alguma forma trazia uma lembrança de um passado pecaminoso. Mas tb conheheço pessoas que se vestiam no mesmo estilo e não mudaram quando se converteram, e suas conversões não foram superficiais.

Realmente o vestuário nos identifica um pouco. As vestes de João Batista o identificavam como um homem indiferente aos valores materiais e do mundo, um homem totalmente alienado das circustancias terrenas e totalmente centrado em seu ministério. Roupas elegantes indicam uma pessoa preocupada com a aparência, roupas amassadas, escuras e sem cor (meu caso, rsrsrs) poderiam indicar uma pessoa introspectiva e não muito atenta para as pessoas ao redor, uaheuauheauhe

Rsrs... Concordo com vc Alysson, quando vc diz “isso implica mudança de estilo”, acho que muitas vezes as pessoas confundem o que seria estilo, o Aurélio diz que estilo é o modo de expressar-se. Então se Deus mudou meu coração, eu vou expressar isso através do meu estilo, não estamos falando aqui de moda, mas de se vestir de forma descente. Não aceito é alguém dizer que Deus transformou seu coração e continua levando uma vida segundo o padrão do mundo, onde tudo é permissivo... Uma pessoa que aceite a Jesus não necessariamente tinha um modo de vestir “escandaloso” para que houvesse necessidade de uma mudança, digo no modo de vestir, mas certamente essa mudança ocorreu em outras áreas da vida as quais o Senhor achou necessário... Como diz o autor: “A aparência do cristão serve para diferenciá-lo do mundo e reflete o Senhor a quem ele profere. Aliás, não só as roupas, como o nosso falar, o nosso caminhar, o nosso pensar e o nosso existir.”
Mas me diga ai, vc é “introspectiva e não muito atenta para as pessoas ao redor” ou isso é uma falsa leitura da sua forma de vestir? rsrs

Postar um comentário

Seguidores

Por sugestão de uma amiga, resolvi fazer esse blog e nele pretendo postar as inúmeras mensagens que já selecionamos para colocar nas edições desses mais de dois anos do Informativo TC. Mensagens essas que edificaram minha vida e a de muitas pessoas (segundo relatos recebidos) e que agora poderão edificar a sua também. E porque o nome Peniel? Como o título já diz, Peniel é estar FACE A FACE COM DEUS, e nosso desejo é que através deste blog, você possa ter um encontro real com o Senhor e assim como Jacó, possa ter sua vida transformada.