Peniel - Face a Face com Deus

PENIEL é estar FACE A FACE COM DEUS. Biblicamente falando foi quando Jacó lutou com Deus (ou com um anjo) , dizendo:" não te deixarei ,enquanto não me abençoares". Quer ser abençoado? Busque ao Senhor!!! Não pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é. As bençãos vos serão acrescentadas.


Quem governa a sua vida? Essa pergunta tem sido feita ao longo dos séculos porque o homem gostaria de ter a certeza de não ser um fantoche nas mãos de outra pessoa ou mesmo de forças que ele não conhece.
A ópera Carmina Burana abre com um movimento chamado Fortuna Imperatrix Mundi, que significa algo como "o Destino é que governa o mundo". O Destino, algo contra o que não podemos lutar e contra quem não adianta se revoltar. Muitas obras épicas - e outras nem tanto - tratam disso, mostram um homem destinado a fazer algo; é o caso do Frodo de Senhor dos Anéis, dos quatro irmãos de As crônicas de Nárnia, do Luke Skywalker de Guerra nas estrelas e outros tantos. Em De volta para o futuro uma viagem no tempo muda o destino de uma família, mas a série Lost brinca com a indagação: uma viagem no tempo alteraria o curso da História ou, ao contrário, o determinaria? E pergunta também: será que temos escolha mesmo?
Será? Muitas pessoas sinceras entram em parafuso quando pensam na onisciência e atemporalidade de Deus. Se Ele sabia que lúcifer ia fazer o que fez, por que então o criou mesmo assim? Como pode alguém que tem o poder de interferir deixar de fazê-lo? Não é isso o que Ele requer de nós, que intervenhamos para evitar e mitigar o mal sempre que pudermos? Então por que com Ele é diferente? Por que Deus muitas vezes não simplesmente age? E por que Deus não se torna co-responsável pelo mal que Ele Se abstém de evitar? Enfim: se Deus já sabe o que eu vou fazer, quem me garante que a escolha foi minha?
Bem, há nesses parágrafos mais perguntas do que eu me considero capaz de responder, mesmo que tivesse espaço infinito - e eu não tenho. Tudo o que consigo fazer é dividir com você é menos do que uma resposta, é mais uma impressão, algo assim, subjetivo mesmo. Para começar, gosto da ideia de C. S. Lewis de que "Deus esteja fora e acima da linha do tempo... Isso que chamamos "amanhã" é visível para ele da mesma forma que o que chamamos “hoje"... Num certo sentido, ele não conhece nossas ações até que elas tenham acontecido: no entanto, o momento em que elas acontecem já é "agora" para ele."
O importante é que a onisciência de Deus não O impede de ficar triste quando o jovem rico vira as costas e vai embora. Não muda o fato de que estão à nossa frente "a benção e a maldição" e que devemos "escolher a quem serviremos, se a Deus ou aos outros deuses". O fato de Deus já estar vendo a decisão que estou tomando agora do mesmo jeito que está vendo a decisão que estou tomando daqui a seis anos não muda o fato de que eu estou tomando decisões e não determina que Ele possa ir fazer uma outra coisa qualquer mais útil além de ficar à minha porta, batendo, torcendo para eu abrir para que Ele possa entrar e cear comigo.
Acontece que Deus precisa deixar que experimentemos os efeitos das nossas próprias escolhas. Não porque Ele é obrigado a isso, mas porque Ele escolheu fazer isso. É um ingrediente indissociável do amor. E Ele voluntariamente Se omite porque se não estaria invalidando nossas escolhas, mesmo que muitas vezes os efeitos das más escolhas recaiam sobre outras pessoas também. Afinal de contas, nós temos o direito de escolher fazer o mal, a nós mesmos ou a outros - porque é exatamente isso o que significa escolher não amar.
Nada muda o fato de que a escolha é sua e que você deve tomá-la agora.
Texto: Marco Aurelio Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Por sugestão de uma amiga, resolvi fazer esse blog e nele pretendo postar as inúmeras mensagens que já selecionamos para colocar nas edições desses mais de dois anos do Informativo TC. Mensagens essas que edificaram minha vida e a de muitas pessoas (segundo relatos recebidos) e que agora poderão edificar a sua também. E porque o nome Peniel? Como o título já diz, Peniel é estar FACE A FACE COM DEUS, e nosso desejo é que através deste blog, você possa ter um encontro real com o Senhor e assim como Jacó, possa ter sua vida transformada.