Peniel - Face a Face com Deus

PENIEL é estar FACE A FACE COM DEUS. Biblicamente falando foi quando Jacó lutou com Deus (ou com um anjo) , dizendo:" não te deixarei ,enquanto não me abençoares". Quer ser abençoado? Busque ao Senhor!!! Não pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é. As bençãos vos serão acrescentadas.


“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Uma das prerrogativas de todo discípulo de Jesus, é a dependência Dele, representada, no verso acima citado, pelo verbo “permanecer” (que, no texto, significa estar unido ou ligado a ele (Jesus), estabelecendo, assim, um estreito relacionamento com o mesmo.
Ao colocar a dependência de Deus como algo pouco valorizado, me reporto ao fato de que dia após dia, ano após ano, os planos, metas e sonhos que fazemos e temos, parecem incluir diversas coisas que julgamos importantes, mas que, de longe, chegam incluir a Deus – de quem dependem todas as coisas que são e acontecem –, exceto nos momentos em que nosso lado interesseiro e utilitarista vem à tona, momentos em que se faz mister a presença de Deus, pois a ele cabe, neste caso, atender nossos desejos, suprir nossas carências, intervir em nossos problemas. Ou seja, Deus só se torna importante não por ser como Ele é, ou tudo o que Ele é, mas à medida que Ele é conveniente. Desta forma, o valor da presença (ou ausência) de Deus em nossas vidas, torna-se tão relativo e descartável quanto a nossa (quase sempre desgastada) dependência, em nos relacionarmos com Ele.
Não obstante, visto que sem Ele “nada podemos fazer”. É simples assim e, ao mesmo tempo, complicado, pois tal afirmação implica, sobretudo, em uma condição, em que se tem de permanecer em Deus, dependendo Dele, para que se produza “muito fruto”, com a finalidade de dignificá-lo e glorificá-lo, em Jesus, a “Videira Verdadeira”. Nada poderia ser mais lógico: Ele é a videira, nós (seus discípulos), somos os ramos. Ora, se os ramos só produzem frutos na videira, a qual fornece a “seiva” necessária para tal feito, logo, estes frutos não podem ser resultado de uma produção independente da videira, que é Jesus, e naturalmente só poderiam ter como fim maior a Glória Dele mesmo.
O valor da dependência de Deus nasce de um reconhecimento sincero, da nossa parte, de que tudo é Graça, de que nada acontece se não pela Graça, e que, fora da Graça, as coisas que existem, bem como nossos projetos e realizações de vida, sejam eles quais forem, perdem seu valor original, e são todos falidos, pelo menos aos olhos de Deus. A Graça de Deus não é barata, nunca foi, nem nunca será. Jesus pagou um alto preço naquela cruz para que hoje pudéssemos viver este “tempo da Graça”.

Portanto, não desperdicemos tanta energia pensando e agindo como se fôssemos auto-suficientes, como se não dependêssemos de Deus nem de ninguém, pois isto é um grande equívoco, e as conseqüências deste equívoco, mais hora menos hora, virão à tona sem dó e nem piedade. Coloquemos, sim, humildemente e em amor, nossos planos e sonhos, aos pés Dele, que, por sua infinita Graça e amor, nos faz “tanto o querer como o realizar”.
Texto: Jonathan Menezes

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Por sugestão de uma amiga, resolvi fazer esse blog e nele pretendo postar as inúmeras mensagens que já selecionamos para colocar nas edições desses mais de dois anos do Informativo TC. Mensagens essas que edificaram minha vida e a de muitas pessoas (segundo relatos recebidos) e que agora poderão edificar a sua também. E porque o nome Peniel? Como o título já diz, Peniel é estar FACE A FACE COM DEUS, e nosso desejo é que através deste blog, você possa ter um encontro real com o Senhor e assim como Jacó, possa ter sua vida transformada.