Peniel - Face a Face com Deus

PENIEL é estar FACE A FACE COM DEUS. Biblicamente falando foi quando Jacó lutou com Deus (ou com um anjo) , dizendo:" não te deixarei ,enquanto não me abençoares". Quer ser abençoado? Busque ao Senhor!!! Não pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é. As bençãos vos serão acrescentadas.


Quando criança, um dos grandes testes era aprender a andar. Na escola descobrimos que os testes eram o modo de avaliar o que assimilávamos. Como adolescente passámos pelo teste de direção para ter nossa carteira de motorista. Na faculdade fomos testados sobre o currículo e as habilidades que estávamos aprendendo.
Há carreiras que exigem testes aos interessados em assumir responsabilidades específicas. A área de vendas é um "teste" diário de como apresentar bem produtos e serviços aos clientes. Mesmo em atividades recreativas como futebol, tênis, baralho ou outro passatempo, podem transformar-se em "teste", ao competir com amigos em busca de habilidade e talento superiores aos deles. Um amigo que trabalhava com prata me explicou que para remoção de toda a impureza, ela tem que ser aquecida até se tornar líquido. Somente após o "teste" do calor extremo é julgada pura e pode ser usado por um artesão. Às vezes somos como prata no fogo refinador.
A Bíblia se refere a um teste em Provérbios 27:21:?O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe.? Aprendi isso em uma conferência de negócios. Descobri que estava sendo "testado" por meio do elogio. Como editor de uma revista, pessoas que participavam da conferência se aproximavam para me elogiar pela publicação e dizer o quanto seus artigos lhes eram importantes.
No início foi uma agradável surpresa. O estímulo que gerava era oportuno e necessário. Mas eu tinha que escolher: permitir que os elogios massageassem meu ego, deixando-me inchado de orgulho, ou apreciar o fato da revista ser significativa para tanta gente e creditar isso à minha equipe e a Deus em todo o processo. Reconhecendo que era um "teste", escolhi a segunda opção.
E você, como lida com o elogio? Todos gostamos de receber cumprimentos e aprovação, mas você permite que isso o leve a ter de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter, como diz Romanos 12.3? Há um modo seguro de evitar isso: cultivar um espírito humilde, como a Bíblia ensina.
Sustente um coração humilde. Há algo de terno nas pessoas humildes, aquelas que não dão importância às manchetes. "O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra" (Provérbios 29.23).
Sustente uma atitude apropriada. É bom receber elogios, mas é melhor quando vêm de outros e não de nós mesmos. "Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado? (Mateus 23.12).
Sustente uma perspectiva correta. Mesmo as realizações mais notáveis são resultado de habilidade, esforço, trabalho em equipe, senso de oportunidade e talentos dados por Deus. Não podemos fazer tudo sozinhos. "Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes... Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará" (Tiago 4.6, 10).
Texto: Robert J. Tamasy

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Por sugestão de uma amiga, resolvi fazer esse blog e nele pretendo postar as inúmeras mensagens que já selecionamos para colocar nas edições desses mais de dois anos do Informativo TC. Mensagens essas que edificaram minha vida e a de muitas pessoas (segundo relatos recebidos) e que agora poderão edificar a sua também. E porque o nome Peniel? Como o título já diz, Peniel é estar FACE A FACE COM DEUS, e nosso desejo é que através deste blog, você possa ter um encontro real com o Senhor e assim como Jacó, possa ter sua vida transformada.